Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Operação Lava Jato é culpada pela atual crise econômica?

Lula está certo ao dizer que Lava Jato afeta economia? Analistas avaliam.

há 8 anos

Operao Lava Jato culpada pela atual crise econmica

Qual o impacto da operação Lava Jato na economia brasileira? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que é alto. Em discurso a sindicalistas, ele afirmou que a economia estaria sofrendo com a investigação que paralisa setores importantes, como combustíveis e construção.

"Quando tudo isso terminar, você pode ter muita gente presa, mas você pode também ter milhões de desempregados neste país", declarou.

Consultorias e acadêmicos ouvidos pelo UOL, bem como entidades brasileiras e órgãos internacionais consultados, afirmam que a operação Lava Jato tem, sim, impacto na atual crise econômica.

Pode fechar 1 milhão de vagas de trabalho. O PIB caiu 3,8% em 2015, e a Lava Jato teria um peso de até 2 pontos percentuais nesse resultado ruim. Mas a operação não é a causa dos problemas econômicos, dizem os especialistas. Veja abaixo algumas questões para entender melhor essa relação.

Quanto a Lava Jato influencia no PIB e nos empregos?

Não é uma conta fácil e, portanto, não há uma resposta única. Segundo estudo da FGV, a diminuição das atividades da Petrobras por causa da Lava Jato poderia tirar R$ 87 bilhões da economia, levar à perda de mais de 1 milhão de vagas e à queda de R$ 5,7 bilhões na arrecadação de impostos por União, Estados e municípios em 2015.

Para a Tendências Consultoria, da queda de 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado, dois pontos estão relacionados à Lava Jato. Outra consultoria, a GO Associados, estima que o impacto custe mais de 2 milhões de empregos em até dois anos. Esses cálculos baseiam-se na queda de investimentos feitos pela Petrobras e empreiteiras.

Para 2016, a Tendências espera que a economia encolha 4% -1,2 ponto relacionado à Lava Jato- e que os investimentos caiam 6%.

A Lava Jato é a causa da crise econômica?

Segundo especialistas consultados, a operação pode ser vista como um fator que piorou a crise, mas não como causa dela.

"A crise econômica é muito maior do que a operação Lava Jato. Está relacionada com o impacto da crise mundial na economia brasileira e a impotência da economia brasileira para se defender desses impactos", afirmou Plinio Soares de Arruda Sampaio Jr., da Unicamp.

"Não seria a Lava Jato a responsável pela destruição de empregos, a estagnação etc., mas todo o esquema de corrupção que motivou a investigação", disse o sócio da 4E Consultoria Bruno Lavieri. "Culpar a Lava Jato nos parece algo como culpar o médico por ter descoberto a doença do paciente."

Simão Silber, da FEA-USP, tem opinião semelhante. "Não é a Justiça que é a culpada; é o malfeito que está sendo investigado o grande problema" , disse. "O problema não é a Lava Jato; é a corrupção, a má gestão, decisões equivocadas. (...) o erro foi ter feito um acordo de companheiros para saquear a principal empresa do país."

Lava Jato deveria mudar para 'ajudar' economia?

O impacto da Lava Jato na economia foi negligenciado, na opinião do economista Gesner Oliveira, professor da FGV e sócio da consultoria GO Associados. "Quem falava nesse impacto era considerado a favor da corrupção. Na verdade, ignorou-se um custo fenomenal para os trabalhadores."

Ele defende a aplicação dos chamados acordos de leniência: as empresas acusadas assumem sua culpa, pagam uma multa, afastam as pessoas envolvidas com corrupção e se comprometem a adotar medidas para coibir o crime no futuro. Em troca, podem fechar contratos com o setor público.

Segundo Oliveira, proibir a operação em obras públicas das empresas investigadas "é uma punição burra, porque tira concorrentes do mercado e as obras ficam mais caras". Ele cita como bom exemplo o caso da Siemens, que fez acordo com o Ministério Público na investigação do cartel de trens em São Paulo.

A Advocacia Geral da União (AGU) também defende os acordos de leniência e afirma que "preservar a atividade econômica não é incompatível com combater a corrupção".

Lavieri, da 4E Consultoria, discorda. "Não haveria razão econômica para sugerir que a operação devesse ser mais branda para não agravar a situação econômica."

Alessandra Ribeira, da Tendências Consultoria, avalia que o efeito será positivo no longo prazo. "Os empresários de forma geral e os agentes políticos devem ter um comportamento mais cauteloso", diz. "As obras tendem a se aproximar de preços mais justos, sem o custo da corrupção, mais alinhados a fundamentos de mercado. (...) A tendência é as obras serem finalizadas mais rapidamente e ajudarem a economia."

Como a Lava Jato afeta a economia brasileira?

Todas as fontes consultadas pelo UOL concordam que a investigação tem efeito sobre a crise. "É um fator que potencializou a contração do PIB [Produto Interno Bruto]", disse a economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria.

"[A Lava Jato] pega a empresa mais importante do país e, junto, as grandes construtoras. Como a Petrobras era a empresa que fazia mais encomendas de máquinas, equipamentos e construções, isso teve um impacto não desprezível", afirmou o professor Simão Silber, da FEA-USP.

"Dentro desse contexto adverso [de crise no capitalismo mundial], a operação Lava Jato acaba sendo um elemento de incerteza adicional, que agrava os problemas", disse o professor Plinio Soares de Arruda Sampaio Jr., do Instituto de Economia da Unicamp.

O Banco Mundial aponta, ainda, a influência da crise política e de fatores externos. "A desaceleração foi exacerbada em 2015 pelo impacto das investigações de corrupção pela Lava Jato, um ambiente político difícil e um ambiente externo cada vez mais desfavorável, que levaram os investimentos e a confiança a recordes de baixa", afirma documento de novembro de 2015.

Fonte: UOL

  • Sobre o autorConsultor Jurídico
  • Publicações6
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6760
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-lava-jato-e-culpada-pela-atual-crise-economica/320888751

Informações relacionadas

Yan Renatho Silva Vieira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Colaboração premiada: contextualização e influência do sistema norte-americano

Edson Barbosa, Advogado
Artigoshá 2 anos

OPERAÇÃO LAVA JATO: Uma análise sobre a fragilidade do estado democrático, lawfere e mídia

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 4 anos

Lava-Jato: aspectos políticos e jurídicos

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A crise economica foi gerada pela má administração do país.
O marcado financeiro não confia mais na gestão deste país, nem no partido que hoje comenda a nação.
O PT recebeu o país organizado em com dinheiro em caixa. Aí, gastou de forma desenfreada, torrando todas as reservas e deixando uma dívida gigantesca. continuar lendo

Pior que era tudo mentira, como já foi provado pelo Glenn. Durante o governo do PT, nós chegamos à 6ª economia mundial. Quem quebrou o Brasil foi o golpe do Moro. Infelizmente o País foi vítima do maior golpe dado na nossa democracia. continuar lendo

O Brasil estava afundado em dívidas com o FMI e o Lula pagou e ainda tirou o Brasil do buraco, gerando emprego para o povo, e diminuindo a pobreza com programas criados em seu governo. Universidades foram construidas e o Brasil crescendo como a muito não se via. A direita que SEMPRE dominou o poder, não aguentou ver que perderia mais uma eleição e deu o maior golpe da qual se tem notícia no nosso País. O Moro junto com a quadrilha de Curitiba, armaram um esquema pra prender um inocente e assim, através da corrupção do caixa 2, com as fakes news, enganar toda uma população, e assim colocar na presidência uma pessoa incapacitada, que entregou nossas riquezas para os americanos, aumentou o desemprego, destruiu nossa natureza, liberou agrotóxicos altamente venenosos e tantas barbaridades mais. E agora, com o golpista no poder, estamos a ver navios, com o Brasil sem justiça e sem lei. Brasil descendo ladeira abaixo numa velocidade vertiginosa e ninguém pra nos salvar..... continuar lendo

- O que o LULA fez foi pegar empréstimo à juros 19% com os Bancos Privados para pagar a dívida com FMI à 4% ao ano. Invertendo a DÍVIDA EXTERNA pela DIVIDAS INTERNAS ABSURDAS, elevando a Dívida Pública para quase 50% do Orçamento Público!!!!!!!! Ganhando por fora, triplex, reforma em sítio, apadrinhamento de seus filhos. Porém está pagando por isso!!!!! continuar lendo

The truth is that this so called lava jato was never and will never be for good. It was and still is only to fight against the left party that was running the government for more than a decade. They (the lava jato creators) wanted to sweep those administrator out of the politics' scenario. And so, they did it. The cost is too high for the population. Companies closed, important projects and were forced to stop and the result is a lot of workers out of job. And what is benefit brought so far? None. And whatever comes out of this nonsense "tarefa", will bring nothing good for the people as a country. The lost will never be recovered. continuar lendo